Qual piscina é melhor: fibra, vinil ou alvenaria?

Compartilhe com os amigos

Qual piscina é melhor: fibra, vinil ou alvenaria?

Através deste artigo, saiba qual tipo de piscina é melhor para o ambiente da sua casa

Dizer qual piscina é melhor, não é exatamente a melhor pergunta a se fazer, já que não existe melhor nem pior. Tudo varia de acordo com gosto,  necessidades e demandas.

Saiba que independente do tipo de piscina a ser construída , possuem características únicas e extremamente positivas.

Por isso, para ajudá-los a tomar uma eventual decisão quanto à escolha da piscina ideal, listamos as principais características de ambos os tipos de piscinas.

Piscina de fibra

As piscinas de fibra  possuem uma vida útil estimada de seu casco  entre 12 a 20 anos, variando para mais ou menos de acordo com qualidade do material utilizado pelo fabricante, esta inclusive é uma das razões pela qual se variam os valores da piscina em fibra de vidro.

Qual piscina é melhor: fibra, vinil ou alvenaria?

Além disso, a boa conservação é um dos fatores responsáveis por aumentar o tempo de utilidade da piscina de fibra. Por isso, caso opte por um modelo desse tipo, faça a manutenção periódica inclusive ao que se refere a estética, a pintura, por exemplo.

Quanto à instalação, a piscina de fibra é a mais fácil do mercado no quesito, já que é construída a partir de modelos previamente fabricados.

Ou seja, a instalação se resume apenas à colocação da piscina pré-moldada no terreno fazendo necessário ou não a execução de uma caixa de contenção ao redor da mesma.

Além disso, as piscinas em fibra se adaptam muito bem aos diferentes terrenos, já que possui diversos modelos no mercado, com diferentes formatos e tamanhos.

Importante: ao adquirir uma piscina de fibra, apenas certifique-se que de que não haja empecilhos quanto à entrega. Por exemplo, veja as medidas de portões e portas, a fim de verificar se ela passará sem dificuldades.

Você não gostaria de comprar uma piscina nova e ter que se deparar com um problema de acesso ao terreno, não é mesmo?

Piscina de vinil

A piscina de vinil é um dos tipos de piscina mais utilizados atualmente. Esse modelo de piscina é mais robusto e sólido se comparada à piscina de fibra ou de alvenaria.

Qual piscina é melhor: fibra,vinil ou de alvenaria?O processo de construção da piscina de vinil é parecido com a de alvenaria, todavia, há diferença no processo de construção.

A construção da piscina de vinil apresenta uma finalização diferente em dois aspectos :

  • Quanto ao tipo de material utilizado e quanto a dispensa de qualquer produto de impermeabilização
  • Quanto ao revestimento propriamente ,sendo este o vinil, um material emborrachado altamente flexível ,não tendo nenhuma dificuldade para se amoldar em quaisquer tipo de construção .

O grande diferencial desse tipo de piscina é que o material em vinil garante a estanqueidade da água, sem a necessidade de impermeabilizar a região, como nas piscinas de alvenaria.

Além disso, sua resistência e vida útil é elevada, assim como sua adaptabilidade. É possível instalar esse tipo de piscina em tamanhos e profundidades que vão se adaptar perfeitamente ao seu terreno.

Por ser um modelo de piscina em que não há instalação de pastilhas ou impermeabilização, naturalmente sua fabricação e finalização é mais rápida que a de alvenaria.

No quesito tempo, contudo, ainda fica um pouco atrás da piscina de fibra.

Piscina de Alvenaria

Qual piscina é melhor: fibra,vinil ou alvenaria?Ao escolher pelo modelo de piscina feito em alvenaria, as pessoas têm mais liberdade no processo criativo. Ou seja, é possível construir uma piscina sob medida para sua casa ou sítio, independentemente do tamanho do imóvel.

Se sua casa é pequena, faça uma piscina que se ajuste ao espaço disponível. Caso o espaço seja maior, estimule sua criatividade e construa uma piscina diferente, em formatos inovadores.

Por se tratar de um processo construtivo relativamente elaborado, os valores da piscina em alvenaria tendem a ser mais elevados. Isso se deve sobretudo pelo acabamento final, com impermeabilização e revestimento com azulejos, cerâmica, ladrilhos e afins.

Afinal, qual é melhor? Piscina de vinil, piscina de fibra ou de alvenaria?

Como dissemos, não há pior ou melhor, há necessidades e demandas, apenas. Se você busca preços mais em conta e “ rapidez”  na instalação, a piscina de vinil  acaba tendo um valor mais acessível.

Já a piscina de  fibra pode ser uma  2ª  opção  também viável ,pelo que em termos de custo ela acaba sendo um pouco mais cara.

Por fim, a  tão tradicional piscina de alvenaria se torna indiscutível seus valores e tempo para execução pelo que se trata de um tipo de construção  mais delicada e por sua vez seu tempo  de execução e custo final são de fato os mais altos.

Cabe a você analisar a situação e escolher a melhor piscina PARA VOCÊ!

Aproveite e leia nosso artigo sobre piscina perfeitas para casas.

Qual piscina é melhor: fibra,vinil ou de alvenaria?


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante para nós

3 comentários em “Qual piscina é melhor: fibra, vinil ou alvenaria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *